27 de mar de 2012

Discalculia


Discalculia
O que é?


É basicamente a dificuldade em aprender matemática.
Discalculia (não confundir com acalculia) é definido como uma desordem neurológica específica que afecta a habilidade de uma pessoa de compreender e manipular números. A discalculia pode ser causada por um deficit de percepção visual. O termo Discalculia é usado frequentemente ao consultar especificamente à inabilidade de executar operações matemáticas ou aritméticas, mas é definido por alguns profissionais educacionais como uma inabilidade mais fundamental para conceitualizar números como um conceito abstracto de quantidades comparativas.Cerca de 60% das crianças disléxicas possuem dificuldades com números e as relações entre eles.  Mesmo frequentemente associado com a dislexia, a discalculia deve ser considerado um problema de aprendizado independente.


Quais os sintomas? 

  • Lentidão extrema da velocidade de trabalho, pois não tem os mecanismos necessários. (tabuada decorada, sequências decoradas)

  • Problema com orientação espacial: não sabe posicionar os números de uma operação na folha de papel, gasta muito espaço, ou faz contas “apertadas” num cantinho da folha.

  • Dificuldades para lidar com operações (soma, subtração, multiplicação, divisão) 
  • Dificuldade de memória de curto prazo (tabuadas (muita carga para a memória), fórmulas.) 
  • Não automatiza informações –memória de trabalho - (armazenar e buscar o que foi ensinado).
  • Dificuldade de memória de longo prazo (esquece o que é para fazer de lição):
  • Dificuldade em lidar com grande quantidade de informação de uma vez só.

Retirado do blog www.coisasdeprofessoras.blogspot.com.br

Páscoa

Para a turma da Educação Infantil.

Páscoa

Olá amigos e amigas! Gostaria de pedir desculpas pela ausência. Não abandonei meu querido blog não, foi falta de tempo mesmo. Apesar de não ter feito postagens, acompanhei os comentários e as ofertas de selinhos. Muito obrigada pelo carinho de todos!



Essas atividades sobre a Páscoa foram retiradas de um blog que sou fã: www.alfabetizandocommonicaeturma.blogspot.com.br
Ivana Kaiper