Alfabetização



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As mudanças necessárias para enfrentar sobre bases novas a alfabetização inicial não se resolvem com um novo método de ensino, nem com novos testes de prontidão (particularmente livros de leitura). É preciso mudar os pontos por onde começamos o eixo central das nossas discussões. Temos uma imagem empobrecida da língua escrita; é preciso reintroduzir, quando consideramos a alfabetização, a escrita como sistema de representação da linguagem. Temos uma imagem empobrecida da criança que aprende: a reduzimos a um par de olhos, um par de ouvidos, uma mão que pega um instrumento para marcar e um aparelho fonador que emite sons. Atrás disso há um sujeito cognoscente, alguém que pensa, que constrói interpretações, que age sobre o real para fazê- lo. (FERREIRO, 1987, p. 40-41)


De acordo com os PCN's (BRASIL,1997, p. 21), a alfabetização não é um aprendizado de decodificação e memorização, afirmam que: "a alfabetização não é um processo baseado em perceber e memorizar, e para aprender a ler e a escrever, o aluno precisa construir um conhecimento de natureza conceitual".










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