23 de out. de 2010

MATEMÁTICA

TANGRAN


Trata-se de um jogo de origem chinesa com o objetivo de construir figuras utilizando suas sete peças.
Com o tangran é possível explorar a mutiplicidade das relações possíveis estabelecidas entre as peças, usando a persistência e a concentração. Dessa forma o jogador cria condições para resolver diferentes problemas propostos pelo jogo.


Lendas sobre sua origem:                                                            

1- Um mestre, que vivia na China, sempre ensinava ao seu aprendiz coisas sobre a vida. Certa vez o mestre disse ao rapaz que já poderia viajar sozinho pelo mundo para fazer suas próprias descobertas. Pediu que levasse em sua viagem vários materiais, inclusive uma cerâmica quadrada. Um dia a cerâmica caiu e se partiu em sete pedaços. O rapaz percebeu que juntando as partes era possível formar diversas figuras. E essa foi a maneira que ele encontrou de registrar suas descobertas.

2- Uma bela princesa era dona de um espelho quadrado. Todos os dias usava o espelho para admirar suas beleza. Um certa vez, o espelho caiu no chão e acabou se partindo em sete pedaços. Como a princesa ficou muito entristecida, seu pai lançou um desafio: quem consertasse o espelho poderia casar-se com sua filha. Um dia apareceu um jovem viajante que foi capaz de reconstruir o espelho da princesa. Assim casaram-se e viveram muito felizes.

Com o tangran é possível trabalhar temas relativos à Matemática como descobrir porporções entre as peças, fazer cálculos sobre a àrea, estabelecer relações geométricas etc. Mas o professor também pode articular o trabalho com o tangran com outras disciplinas, usando diferentes graus de desafio para a construção de figuras.









Nenhum comentário:

Postar um comentário